top of page

SPFW

Bom, eu não ia falar sobre esse tema porém meus noticiários do mundo da moda e minhas redes sociais só falam disso o dia todo e como esse evento começou essa semana mais especificamente na segunda e vai até domingo então decidi Hablar!


O evento acontece de modo semianual, reunindo estilistas e grifes brasileiras, super modelos, celebridades, as grandes mídias, vários convidados e importantes compradores do universo fashion. Após anos de sucesso, o evento se consolidou como uma forma de convivência para que diversas marcas brasileiras do mundo da moda participem desse ambiente de inovação além disso, foi determinante para o desenvolvimento do setor econômico e industrial, e para profissionalizar produtores, estilistas e artistas que fazem parte do mercado.

No decorrer dos anos, os investimentos no evento cresceram de 600 mil reais em sua primeira edição para mais de 5 milhões de reais por edição. Também houve um aumento significativo do número de estilistas que participam do evento: de 21 para 34 participantes. Esses números me recordam os dados do Met Gala, o número de famosos convidados aumentou, os patrocinadores cada vez mais investindo no evento e as marcas comprando mais mesas e vestindo as celebridades que passam pelo tapete vermelho.

Por isso, hoje a SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina e do Hemisfério Sul e aparece entre as cinco mais importantes semanas de moda do mundo, ao lado de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres. O evento que costuma durar uma semana, permite que as coleções e desfiles de estilistas renomados sejam apreciados sendo, assim, relevante para que a indústria preveja tendências futuras, por isso a organização é feita meses antes da estação, pra dar tempo de comercializar.

Grandes veículos jornalísticos internacionais já fizeram e fazem ainda hoje a cobertura dos desfiles, como Vogue, Elle, Vanity Fair, Harper's Bazaar e Cosmopolitan. Na imprensa brasileira, o evento conta hoje com mais de dois mil profissionais para fazer a cobertura jornalística - nos primeiros anos, apenas 250 jornalistas a fizeram. O objetivo da São Paulo Fashion Week não é apenas de divulgar o trabalho dos criadores brasileiros, mas também de organizar a produção de moda do Brasil, tornar os desfiles do país internacionais e potencializar novos negócios no setor.



Foi em 1994 que aconteceu a primeira edição do Phytoervas Fashion, em um galpão da Vila Olímpia, em São Paulo, que reuniu nomes que atualmente são grandes referências na indústria da moda brasileira. Com duração de três dias e três desfiles, os estilistas que participaram do evento foram Walter Rodrigues, Sonia Maalouli e Alexandre Herchcovitch, respectivamente, esses se empenhavam em se preocupar mais com a moda e menos com a mídia. Naquela época, o SPFW tinha o nome de Phytoervas Fashion e o Brasil não tinha nenhuma semana de moda e suas tendências eram espelhadas na Europa, com muitas importações do exterior. Era necessário que, uma moda essencialmente brasileira, inspirada na cultura do próprio país, fosse criada e reconhecida. Em 1997, a marca foi transformada em uma competição e se chamava Phytoervas Fashion Award. Estilistas, jornalistas e publicitários eram premiados no evento que tinha duas edições por ano. Em 1998, a modelo Gisele Bündchen ganhou o prêmio de melhor modelo do Brasil, encerrando as atividades da premiação. Em 1999, o canal de televisão norte-americano E! Entertainment Television começou a cobrir o Morumbi Fashion Week. Nesta edição, a modelo inglesa Kate Moss desfilou para a coleção de verão da grife Ellus, atraindo um grande número de público presente. Entre 1998 e 2000, diversas marcas internacionais como Chanel, Versace e Gucci começaram a abrir lojas no Brasil. Esse fato trouxe uma mudança significativa para a indústria têxtil do país. Profissionais de diversos áreas, como: estilistas, produtores, modelos, patrocinadores, tecelagens, jornalistas, agências, indústrias e técnicos se profissionalizaram e ganharam espaço no nicho da moda, graças à criação da semana de moda.



Mas somente no ano de 2001 que a semana de moda brasileira passou a se chamar São Paulo Fashion Week, marcando assim o nascimento da Semana de Moda como é conhecida atualmente. No primeiro ano como SPFW, o evento recebeu a coleção de verão da grife Swarovski, que trouxe de Nova Iorque peças de ornamentos feitos com pedrarias, criadas pelas marcas Dolce & Gabbana, Alexander McQueen e Vivienne Westwood, o que acabou provando que o Brasil estava preparado para realizar uma semana de moda de grande porte e ganhar status respeitável no exterior.

No ano de 2013, os desfiles de primavera verão, que aconteciam em junho, foram transferidos para março e os desfiles de outono inverno, que aconteciam em janeiro, foram transferidos para outubro. Desde então, os desfiles passaram a ocorrer 6 meses antes das peças chegarem às lojas, possibilitando, assim, uma melhoria na produção, logística e distribuição das marcas que desfilam no evento. A edição de maio de 2016 abandonou a nomenclatura Verão 2017 e se tornou SPFW N41, fazendo referência a 41ª vez que o evento acontece. Assim, os estilistas não precisam mais apresentar obrigatoriamente uma coleção dividida por estação. Nessa mesma edição, a Riachuelo apresentou as peças da coleção assinada por Karl Lagerfeld e, logo após o desfile, montou uma loja na passarela para que os produtos pudessem ser comprados na hora. As 2000 peças disponíveis se esgotaram em menos de uma hora, eu me lembro quando vi pela primeira vez na tv o comercial da coleção e eu só conseguia pensar na paixão que eu tive pelos taiers estilo Chanel e a clássica estética de Lagerfeld e minha mãe dizendo: Quem é que vai usar essas roupas no Brasil? 😅 


Bom, esse é um breve resumo da história e do significado que o evento tem no nosso país

Vamos apoiar nossos estilistas e marcas nacionais 💕  Nosso país sendo cada vez mais observado, inserido e valorizado no mundo da moda 🌟 


Sou a Mellissa Coverdale se você não me conhece seja bem vindo e se você me conhece muito obrigada por estar aqui!


Espero que tenham gostado, deixe seu like no post, seu comentário e me siga no Instagram @mell_coverdale



Comments


  • Ícone do Instagram Branco

© 2025 por Mell Coverdale. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page