DE JORDAN A GUCCI
- Melissa Cecília Martins Coverdale
- 21 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Qual a influência que um esporte tem na moda? Os anos 80 e 90 foram os mais decisivos e arrebatadores no mundo fashion, as maiores modelos, maiores marcas, desfiles icônicos, inovação e estéticas. Houve uma explosão de marcas esportivas como indumentária e os consumidores ainda tinham as trends dos clubs, boates e por outro lado Michael Jordan sendo o grande responsável por trazer as estéticas e tendências de dentro das quadras para o streetwear. As marcas e casas de luxo passaram a vestir os atletas, na maior parte do tempo eles eram fotografados usando tênis e agasalhos mostrando somente uma imagem de peguei a roupa mais confortável do closet e como eu sempre digo que a moda é cíclica ela muda rápido surgiu a oportunidade das marcas ganharam visibilidade com o esporte e passaram a aparecer mais em função dos atletas vestindo eles e sendo reconhecidas pelos feitos em jornais esportivos e colunas sociais. O público em geral passou a ver o que o jogador fazia além das quadras, conheceu as marcas favoritas, a estética dos jogadores, o lifestyle dele e sua vida em comunidade. Atualmente é muito comum um jogador de basquete ser patrocinado por uma marca grande sendo ela de artigos esportivos, roupas de luxo e até marcas pequenas e emergentes. Em todos os momentos da rotina e dia-a-dia a marca está com ele, o que acontece hoje é o reflexo dos passos que foram dados antigamente quando a moda e o esporte ainda não se relacionavam, e é aquilo né
Jordan andou para que LeBron pudesse correr!
Os bairros mais pobres, onde a população é de maioria negra se criaram os guetos designando todo o estilo de vida ou tipo de existência resultante de tratamento discriminatório. Os jogadores de rua se identificaram apaixonadamente com o basquete por se vestirem como os atletas profissionais bem antes deles ficarem famosos street style ou streetwear. Muitas celebridades são adeptas desta estética e como bem sabemos a rua dita muitas tendências e o único trabalho que as marcas tiveram foi interpretar e trazer para as roupas esportivas e nem tão esportivas, sempre observei as misturas de estéticas e estilos que os atletas trazem em seus looks então não é sempre necessário só pensar em algo relacionado ao esporte por apenas estar vestindo jogadores. Todos nós queremos passar a imagem de cool e vencedores sempre, o esporte em si passa isso junto com as cores e mais diversas texturas nas roupas como tecidos e entre outros. Um dos times mais badalados da NBA certamente é o Chicago Bulls onde Jordan jogou 15 temporadas e se consagrou vencendo a liga 6 vezes e tendo diversos prêmios junto ao time, com nomes de peso como Scottie Pippen e Dennis Rodman e é muito comum ver a galera nas ruas usando camisetas do time as famosas regatas de basquete eu por exemplo preciso comprar uma do Chicago com o nome e o número aposentado do Michael gravado nela. Todo nicho que a moda puder ela vai pousar em cima dele para benefício próprio, para se inovar pois como eu digo as trends vêm e vão e a moda é cíclica. Com o basquete bombando, os jogadores em ascensão nas ligas e na moda veio a democratização da mesma e a alta costura deu uma caída dando espaço ao ready to wear, tendo em vista não só os consumidores da elite que estavam a frente das semanas de moda onde as peças eram mais luxuosas, mais caras e feitas somente a mão especificamente para tal cliente mas também para quem gosta de acessibilidade e alcance nos produtos de luxo. A indústria do sapato está olhando para o tênis não mais como um utilitário esportivo, mas como um utilitário urbano. Isso fez com que os canos altos voltassem como uma estética. Por muito tempo vimos os tênis de cano curto e hoje há grande quantidade de tênis mais altos. As meias subiram e aí ela não sobe só no esporte, sobe na moda também, pois as pessoas estão andando assim na rua. Isso mostra que não é mais só o training ou a prática, mas é uma influência realmente estética.
Na prática, moda e esporte sempre andaram próximos, mas foi a apropriação de marcas, legitimando o movimento das quadras para fora delas que tornou hábitos de vestimentas muito mais voltados ao conforto e a praticidade que a alta costura não entregava tão bem.
Hoje, os jogadores buscam ser ícones dentro e fora das quadras. LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry são referências de moda no basquete. Esta influência reflete nas vendas de produtos exclusivos para os grandes astros do basquete, com uma ousadia que transcende as quadras, Westbrook e Harden são outros que influenciam a moda nas suas redes sociais fazendo que mais adeptos do basquete se identifiquem com o estilo. A cada temporada, o basquete cresce ainda mais, seja o prestígio internacional da NBA ou a constante evolução da nossa NBB (Novo Basquete Brasil). Inevitavelmente, já é uma tendência na moda urbana.
Sou a Mellissa Coverdale se você não me conhece seja bem vindo e se você me conhece muito obrigada por estar aqui!
Espero que tenham gostado, deixe seu like no post, seu comentário e me siga no Instagram @mell_coverdale
Comments