FASHION BASKETBALL
- Melissa Cecília Martins Coverdale
- 21 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
Absolutamente vocês devem estar doidos para saber em que sentido o basquete lança moda não é mesmo?! Mas para entender como isso acontece devemos abrir o baú e visitar a história do esporte! Inventado em 1891 por James Naismit um professor de educação física canadense que vivia em Massachussets nos Estados Unidos, ele recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano. Naismit logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje e a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual. De lá para cá muita coisa mudou regras se modificaram, grandes jogadores apareceram, nasceu a milionária NBA e tantas outras coisas além da bola e a cesta. Mas o esporte começou a ganhar as pessoas nos anos 80 e 90 com o surgimento do ídolo Michael Jordan. Além de ser o maior jogador de basquete de todos os tempos na minha humilde opinião ele uniu o esporte ao mundo do marketing lançando tendências de dentro da quadra para a moda urbana.
"Se eu me visto bem, eu me sinto bem. Se eu me sinto bem, minha performance é melhor. E se minha performance é melhor, eu ganho."
E quem não gosta de se vestir bem? Eu amo estar sempre estilosa, com meus outfits diferenciados e me vestindo bem eu me sinto bem melhor regendo assim meu dia e meu humor. Com isso, tudo acontece conforme eu planejei e como eu desejo tendo uma atuação impecável e realizando meu melhores feitos no meu dia-a-dia. No jogo são usados os famosos uniformes, os jogadores do mesmo time usam camisetas oficiais e shorts e antigamente usavam camisetas de lã com mangas compridas e calças longas. Logo notaram que mangas longas atrapalhavam os movimentos dos braços quando a bola era lançada e que o peso do uniforme causava fadiga nos atletas. Atualmente as camisetas são sem mangas e shorts mais curtos, além de serem mais largas pois no auge do esporte eram mais justos bem apertados e sabemos que isso não é nada confortável até que Jordan passou a usar as camisetas e shorts mais largos popularizando o uso e lançando a moda. Como ele mesmo disse na frase que se ele se veste bem ele se sente bem e sua performance é melhor ganhando o jogo 😉
Isso que Jordan disse faz mais sentido ainda quando pensamos na importância da influência que o basquete como um esporte teve e tem na moda, a referência dele no mundo publicitário trouxe novamente a força e autoestima dos negros norte-americanos e o basquete se tornou presente nas ruas, chegando a ser considerado por muitos um quinto elemento da cultura Hip Hop. E como vantagem isso trouxe mais ganhos se falando em dinheiro para os atletas, antes de Michael revolucionar a maneira de jogar basquete e de ser jogador os mesmos só recebiam seus salários como atletas do time. Assinavam seus contratos de por exemplo um ano e ganhavam um valor x nem mais que o valor acertado e nem menos, nada de parcerias e nem propagandas os jogadores não tinham salários excelentes eram vidas confortáveis e sem preocupações mas nada luxuoso e milionário como hoje. Se os jogadores entravam nas ligas achando que ficariam ricos jogando basquete estavam bem enganados pois isso só ocorreu após a guinada da imagem de Jordan ser atrelada com as marcas, quando ele começou com as parcerias e marketing todo.
Essa relação foi estreitada quando serviu de garoto-propaganda para o tênis que foi inspirado em suas performances em quadra, o modelo Air Jordan foi lançado há 38 anos atrás se transformando em um ícone fashion e não somente um tênis e popularizou o esporte além das quadras dos Estados Unidos.
Foi mais do que ser um tênis inspirado num jogador, o Nike Air Jordan representou a cultura, estilo de vida e comunidade negra tornando um hábito vestir roupas esportivas fora das quadras uma estética. Roupas casuais com inspiração nas peças usadas pelos atletas começou em 1920 trazendo o nascimento do termo Sportswear, moletons, agasalhos, meias altas e tênis cano alto símbolos de conforto e relacionados com o basquete se tornaram comuns nos anos 30 como roupas do dia-a-dia. Na liga americana não é comum como antes os jogadores usarem moletons e qualquer sapato, temos jogadores que as marcas patrocinam para usarem seus looks nas arenas assim que chegam antes do decisivo jogo. Como torcedora do Lakers preciso reconhecer a passagem de Russell Westbrook pelo time e seu estilo peculiar, cores neutras, estilo minimalista e um mix de alfaiataria com streetwear. Assim como a mescla de estéticas e tendências o tornando um Hipster que cria e faz seu próprio estilo e aesthetic, ele dá o nome e significado as roupas que veste.
Ele já foi eleito como um dos 10 homens mais bem vestidos da semana pela revista GQ Magazine, já foi presença em fashion weeks e em tapete vermelhos como o do Met Gala! Assim como Carmelo Anthony que além de ter passado pelo meu time, também está ligado ao mundo da moda, sempre nas primeiras filas dos desfiles de moda de New York e uma página de moda masculina em seu site.
A história que se iniciou por apenas um par de tênis tem muito mais contexto agora. E se Jordan falou, quem sou eu pra contradizer?
Sou a Mellissa Coverdale se você não me conhece seja bem vindo e se você me conhece muito obrigada por estar aqui!
Continua...
Comments