Oi babys, como é que vocês estão ? Desculpa estar demorando a postar novamente é que a vida está corrida, mas esse mês vão ter muitas novidades prometo haha.
Como é o último mês desse ano irei fazer umas surpresas, mas queria agradecer aos que me seguem aqui, no instagram e vem acompanhando os posts. Mas vamos parar de enrolação e ir ao que interessa, a publicação dessa semana é muito especial pois é sobre um estilo musical que eu admiro muito, amo e sou viciada nele, e foi um divisor de águas para outros estilos musicais e hoje é um estilo totalmente diferente do que se foi originado, e também esse cantor foi um marco para sua época e eu sou muito fã, MUITO MESMOOOO...
Pra começar essa indicação de hoje quero dar ênfase que esse artista ganhou um processo judicial contra um rapper muito famoso (que alguns de nós conhecemos) e ficou conhecido com a música que a base foi roubada desse cantor de hoje. E quero deixar claro que eu só descobri esse acontecimento quando pesquisei sobre o artista para falar aqui, pois pensei que ele simplesmente havia sampleado a música e pagado direitos autoriais o que não aconteceu se não ele não teria sido processado...
Eu conheço essa música há muito tempo porque minha mãe gosta muito dela e muito do MC Hammer então eu cresci ouvindo ela e sempre gostei da base que é boa pra dançar haha, mas eu não sabia que não era dele que ele tinha roubado e quando eu descobri o que ele fez eu fiquei chocada pois foi essa canção que alavancou sua carreira na música...
Pra explicar corretamente minha história com o Rick James vou começar dizendo que quem me apresentou ele foi minha mãe, eu o conheci com a música Ebony Eyes em parceria com seu amigo e esplendido companheiro da Motown, Smokey Robinson. Há alguns anos eu sempre escutei essa música deles mas nunca outra e esse ano eu encontrei uma playlist que continha músicas antigas com cantores e bandas que eu gosto como por exemplo : Dead or Alive (uma banda com assuntos para outro post haha) e decidi ouvir, até que Super Freak começou a tocar e eu achei que era o MC Hammer e quando eu vi que não era quem eu estava pensando que estava cantando fiquei chocada pois eu sempre pensei que a base de U Can´t Touch This fosse do Hammer. No mesmo instante eu falei com minha mãe perguntando se ela sabia que a base não era do Hammer e sim do Rick e por incrível que pareça minha mãe também não fazia ideia, e depois disso eu fiquei pensando se o Rick James havia sampleado a música do Hammer mas não tinha como porque Rick começou a cantar muito antes dele e pra tirar minha dúvida concretamente eu fui pesquisar a data de lançamento de cada música hahaha. E então eu vi que realmente o dono da base da música era o Rick pois a data de lançamento de Super Freak é de quase 10 anos antes de U Can´t Touch This, mas o fato é que na hora eu imaginei que o rapper havia pagado direitos autoriais para usar o toque da outra canção o que não aconteceu pois estudando pra escrever aqui descobri (como falei antes) que ele roubou a música e foi processado, perdendo pois realmente ele estava errado e tinha que arcar com suas consequências de plágio. Eu sinceramente estou decepcionada com o Hammer pois nunca imaginei que ele fosse capaz disso, mas ok eu gosto mais do Rick e de Super Freak mesmo hahaha.
Eu tenho muito orgulho em falar sobre o James Johnson Jr. pois além de cantor ele era produtor musical e compositor, e ele foi uma estrela dos anos 80 que fez a junção do funk com o soul e contribuiu pra novas criações de estilos musicais. Sua música e presença marcaram uma época e também a comunidade negra dos EUA , a partir daí artistas negros começaram a ter mais visibilidade e a era disco e as baladas começaram a dominar a presença da população negra que não tinham recursos de lazer ( e ainda não tem). E disso saiu o famoso flashback que tanto amamos, um fato importante é que Rick era simplesmente um funkeiro ele fazia e cantava funk um estilo que antigamente era bem diferente e bem melhor do que ouvimos hoje. O funk que estamos acostumados a ouvir em 2019 não tem nada a ver com sua origem porque nos anos 80 o funk era baseado em passinhos, em toques que faziam as pessoas dançarem todas iguais com letras contagiantes e que nos divertiam. Acho tão engraçado como esse estilo mudou tanto e eu sinceramente nem sei se o funk atual possa ser realmente considerado funk mesmo, artistas como : James Brown, Kool & The Gang, Earth Wind & Fire e Temptations fizeram carreira no funk e consagraram esse estilo nos anos 80.
Suas raízes não eram fracas não, seu pai era um dançarino e seu tio Melvin Franklin era vocalista do The Temptations , ele ingressou na reserva naval mas quando isso começou a interferir em sua carreira na música ele não frequentou mais os treinamentos. Fugiu para o Canadá deixando o quartel de lado, lá formou sua primeira de várias bandas chamada The Mynah Birds com os queridos Neil Young e Bruce Palmer.
Os processos voltaram a rondá-lo quando seu sucesso o levou de volta aos Estados Unidos, onde foi preso e cumpriu pena por deserção. Depois de solto, James passou algum tempo no Reino Unido, onde integrou um grupo chamado Main Line. Em 1977 ele finalmente retornou ao seu país de origem e passou a trabalhar como compositor na famosa gravadora Motown e logo após como cantor e produtor, eu admiro muito o Rick pois ele era um artista completo tocava alguns instrumentos como: Baixo, Bateria , Teclado e instrumentos de percussão.
Em 1980 gravou seu conceitual e melhor álbum de TODOS na minha opinião o Street Songs que contém seu maior e MELHOR sucesso Super Freak, outros sucessos do disco incluem Give it to Me Baby e Ghetto Life e ainda Teardrops, Cold Blooded.
Sempre com seu estilo mulherengo e abusado, suas letras e clipes eram sempre baseados em suas experiências como astro, pegador e rei do funk.
Como bom produtor que era ajudou a lançar em carreira a cantora de R&B, Teena Marie que logo garantiu seu hit com o funkstar, e não podia ser nada menos do que um hit melódico e romântico com agudos e uma letra linda.
Contudo, o lado obscuro da vida de James que ofuscava sua carreira era seu vício em crack e cocaína. Em 1993, James foi acusado de agressão a duas mulheres, o que levou a passar três anos atrás das grades. O tempo em que esteve preso foi fundamental para que Rick conseguisse se livrar das drogas. Todos nós sabemos que os artistas são como nós e passam por muitos problemas que levam a ter vícios e alguns desses artistas se deixam corromper .
Claro que não podemos nos esquecer de nossa queridinha balada romântica que fez com que muitas pessoas dançassem de rostinho colado, e que me faz chorar toda vez que a escuto pois sua letra apaixonante me comove e sua combinação de vozes de dois grandes amigos deixa o sentido musical de qualquer um aguçado.
James tentou retornar em 1997, porém sofreu um pequeno derrame durante um concerto que pôs um fim em sua carreira musical, apesar de sua última performance ter sido em 2004 no ano em que faleceu
Desconhecido por alguns da mesma maneira Rick tinha inúmeros fãs e sempre procurava conhecê-los e agradecer o apoio que lhe davam.
Antes de ter o derrame, Rick foi entrevistado e falou abertamente sobre o vício e sua batalha contra as drogas.
James foi encontrado morto por um empregado e morreu de falência cardíaca e pulmonar, tendo como complicadores o diabetes e o derrame cerebral. Sabemos que muitas das complicações que ele teve foram consequências de seu vício, na época de sua morte, estava escrevendo sua autobiografia, Confessions Of A Superfreak, assim como em um novo álbum. Foi casado e posteriormente divorciado, deixando três filhos.
Eu admiro muito Rick como pessoa e como artista, agradeço por ter contribuído tanto para a industria da música e da era funk disco. Tenho certeza que se estivesse vivo estaria fazendo todo sucesso e boas canções que marcaram vidas , eu amo Ebony Eyes com todas as minhas lágrimas haha tanto que toda vez que a ouço eu me emociono e choro hahaha e amo Super Freak com todas as minhas forças pois é a melhor música que ele já fez . O fato que me fez indicar o James aqui foi que estava viciada em suas músicas ( eu não escutava nem um outro artista ) e que percebi que TODO SANTO DIA eu estava ouvindo minha música favorita então porque não indicar esse astro do funk setentista! Eu sinceramente não consigo ficar um dia sem ouvir aquele refrão : "She´s a Super Freak, Super Freak she´s super freakin!!!!!!
Espero que tenham gostado dessa indicação da semana pois foi com todo o meu coração, todo meu amor por ele e toda minha dedicação. Obrigada Rickey, você está em meu coração !
XOXO
Mel
コメント