top of page

Sad But True

Foto do escritor: Mel Mel

Atualizado: 18 de abr. de 2022

Oi chéries, como vocês estão? Tomara que estejam muito bem sei que está cansativo tudo isso mas, Fiquem em casa pelo seu próprio bem. Não faz muito tempo que soltei o último post aqui, mas certa vez eu disse que tentaria postar toda semana e como estamos em plena quarentena e estou cheia de conteúdo pra fazer é isso que me resta hahaha. Então vamos para mais uma excelente recomendação musical de hoje, eu não vou falar demais e nem fazer muita cerimônia pois essa não é uma banda desconhecida é simplesmente uma banda que precisa ser ouvida por mais e mais pessoas. Não é uma banda que eu conheça e goste de todas as músicas e uma que eu seja muito fã a ponto de invadir um show deles hahaha porém é uma banda que vale muito a pena de se escrever aqui. Então vou gastar meu tempo e meu conhecimento nessas pessoinhas e nessa banda com sons incríveis.



 

Se vocês me perguntarem como eu decidi falar sobre esse grupo aqui eu vou dizer que não sei, porque eu realmente não sei o motivo de ter os escolhido hahaha deve ter sido a minha mãe que encheu meu saco pra falar sobre eles ou eu simplesmente olhei pra minha parede e vi a foto deles e pensei: "Acho que vou falar sobre eles no blog!". Então parando de enrolar e fazendo logo a indicação de hoje só tenho a dizer que um dos motivos que eu gosto e escuto essa banda é porque eu tenho um crush no guitarrista hahahaha parei.

Tudo começou em Los Angeles - Califórnia no final de 1981 quando o baterista Sr. Lars Ulrich colocou um anúncio no jornal dizendo que um baterista procurava músicos para uma banda de metal, os guitarristas James Hetfield e Hugh Tanner responderam ao anúncio. Mas sabemos quem deles foi recrutado para a banda , porém Ulrich colocou Hetfield para cantar e tocar baixo e não guitarra . Para mudar o jogo um segundo anúncio foi colocado no jornal procurando um baixista para assim James poder cantar e tocar sua guitarrinha, Dave Mustaine respondeu ao anúncio e após verem seus caros e de ótima qualidade equipamentos decidiram que estava dentro .



Dave Mustaine



Em 1982 gravaram a primeira canção de sua autoria "Hit the Lights" , um novo baixista foi chamado para a banda Ron McGovney entrou e Mustaine ficou na guitarra solo. Um certo dia Lars e James foram assistir a um show em uma casa noturna bem famosa de Los Angeles "Whisky a Go Go" (já citei ela aqui antes na história do Mötley Crüe, ela foi catalogada com uma das primeiras discotecas dos Estados Unidos por isso é bem famosa) uma banda chamada Trauma se apresentava e o que chamou mais a atenção dos caras foi o baixista que tocava com um pedal wah - wah : Cliff Burton. Para explicar melhor : o wah- wah é um pedal utilizado por guitarristas para fazer com o que o som da guitarra varie de mais aberto ou mais fechado fazendo jus ao seu nome.




Wah - Wah



Ficaram super impressionados com um baixista usando um pedal para distorção em seus solos e como não estavam contentes com Ron na banda pois ele não estava contribuindo para nada convidaram Burton para o grupo que de primeira não aceitou a proposta , mas alguns meses depois resolveu se juntar aos outros. Depois de gravarem a primeira demo em 1983 e assinarem com a Megaforce Records todos da banda decidiram expulsar Mustaine do Metallica por abuso de álcool e drogas e por comportamento agressivo, no mesmo dia em que um guitarrista foi expulso outro já entrava pois Kirk Hammet veio de avião na mesma tarde para substituir Dave. E é nesse momento que a história fica boa e muito mais interessante hahaha afinal temos a maravilhosa presença de meu querido crush Kirk <3




Kirk Hammet



 



Em 1983, gravaram seu primeiro álbum, que teria o título provisório de Metal Up Your Ass, devido a conflitos com a gravadora da banda e os distribuidores se recusarem a lançar um álbum com esse título, ele foi renomeado Kill Em All. Esse título foi colocado devido ao estado de fúria de Cliff Burton quando o nome "Metal Up Your Ass" foi negado. Ele gritou "Matem todos eles". Grande história e nome o ataque de Burton resultaram hein, o segundo álbum de estúdio, Ride the Lightning lançado em 1984 ficou em 100 na Billboard 200, o nome do álbum é uma gíria usada entre presidiários para designar os condenados à morte na cadeira elétrica, e a mesma é utilizada na capa do álbum. As letras do álbum abordam temas como o desespero, a morte e o medo da perda.

Uma prensagem francesa erroneamente imprimiu a capa do álbum na cor verde, e esses poucos discos comercializados com essa capa, hoje são considerados itens de coleção raros. O álbum inclui canções como "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" (que narra a história bíblica do êxodo de escravidão dos hebreus no Egito, incidindo sobre as diversas pragas que foram visitados com os egípcios), a música " Fade To Black" (que versa sobre depressão e suicídio) e a instrumental "The Call of Ktulu".



Fade To Black é uma das melhores canções do Metallica pra mim e uma das minhas favoritas, eu amo muito essa música por influência da minha mãe haha, um dos melhores álbuns da banda foi lançado em 1986 "Master Of Puppets" que recebeu seis vezes o álbum de platina . Ele é reconhecido mundialmente com um dos maiores álbuns de metal , o álbum reúne a agressividade e a velocidade de Kill Em' All , com a técnica de Ride The Lightning, em composições extremamente elaboradas, com riffs e solos complexos.



 



Mas como nem tudo são flores e como a vida não é tão fácil , um acontecimento infeliz marcou a história dessa banda . No dia 27 de Setembro de 86 durante uma turnê pela Europa com a tour Damage INC. o ônibus com os membros deslizou na rodovia congelada e tombou levando a óbito o baixista Cliff Burton. Os membros da banda dizem que não havia gelo algum na estrada e que o motorista era culpado, mas como publicamente ele não se manifestou não sabemos o que realmente ocorreu, pode ser que ele dormiu ao volante ou perdeu a direção mas nunca exatamente foi dito a verdade ao público.



Cliff Burton



Eu queria poder escrever mais sobre o Cliff e sua morte, mas esse é um tema que não me sinto a vontade falando afinal falar sobre a saída de um membro e a morte são coisas muito diferentes. Então vou deixar esse vídeo que explica muito bem sobre ele antes de entrar na banda até seu último dia nela, e é um modo de entenderem melhor essa história.

A morte de Burton resultou em questionamentos sobre o futuro da banda, mas os três membros remanescentes decidiram continuar o trabalho, e com o apoio da família de Burton começaram a busca por um substituto. Vários baixistas participaram das audições inclusive Les Claypool da banda Primus mas o escolhido foi Jason Newsted, três semanas após o funeral de Cliff ele já se apresentou a banda mas a tour Damage INC. foi terminada nos primeiros meses do ano seguinte.



Jason Newsted




Coloquei essa música porque apesar dela ser do primeiro álbum e já estarmos indo em direção ao quarto, ela é uma das minhas preferidas de todas e a melhor desse EP. Confesso que com excessão do Kirk Hammet que é meu favorito desde o momento em que ele entra na banda eu tenho um crush enorme no Jason , depois que o Cliff morreu e ele entrou no Metallica eu meio que "deixei" o guitarrista de lado e ele passou a ser meu favorito (não me perguntem o porque hahaha) mas eu tenho um fraco por caras cabeludos e vocês sabem disso hahahaha!

O quarto álbum e primeiro lançado depois do falecimento de Burton no ano de 1988 foi intitulado "And Justice For All" teve grande sucesso e atingiu a sexta posição na Billboard 200 e o primeiro a estar entre os dez primeiros. O processo de gravação do Metallica foi algo totalmente novo para Jason Newsted, que questionou o impacto no som final e a falta de discussão em grupo. Ele foi colocado para gravar suas partes separadamente do resto da banda, numa sala onde ficava sozinho com um assistente. Newsted havia tido uma experiência diferente com sua antiga banda, cujo estilo ele descreveu como "basicamente todo mundo tocando junto formando uma parede de som".




Em 1991, lançaram o álbum homônimo Metallica (popularmente conhecido como The Black Album , em razão da capa escura e sem título), não é um dos melhores álbuns porém é o que mais contém canções conhecidas pela boca do povo em um show e as que eu mais gosto. As sessões de gravação tornaram-se um processo longo e árduo, durando mais de um ano devido a conflitos entre os integrantes e argumentos com o produtor sobre a direção do álbum. Vou deixar para vocês a sequência das melhores desse álbum (e que eu mais escuto) para se deliciarem, então segue aí :










No ano de 2000, os integrantes descobriram que uma versão demo de sua canção "I Disappear ", que era composta para ser lançada junto à trilha sonora do filme "Missão Impossível II , estava tocando nas rádios. Após descobrir a fonte de distribuição, a banda encontrou o arquivo na rede de compartilhamento de arquivos do Napster, e também descobriram que todo seu catálogo foi livremente disponibilizado. Foi iniciada uma ação judicial contra a Napster com o Metallica deixando a ação judicial no Tribunal Judiciário Do Distrito Central Da Califórnia, alegando que a Napster violou três áreas da lei: violação de direitos autorais, utilização ilegal de interface dispositivo de áudio digital, e Lei das Organizações Influenciadas e Corruptas.

Com o avanço da tecnologia e da internet vemos que ficou mais fácil de os artistas serem "roubados" em seus arquivos virtuais, já vi muitos casos de álbuns serem lançados por uma plataforma não autorizada pelo artista antes da data de lançamento correta, ou singles serem soltos antes de o artista autorizar por hackers assim como ocorreu com a demo da banda em 2000.



 

O desgaste da imagem da banda junto a seu público foi grande, já que a banda iniciou sua carreira na cena underground. Esse fato fez com que a imagem da banda, que já estava arranhada pelos dois álbuns de estúdio anteriores, ficasse ainda mais comprometida junto a seus fãs mais antigos. A defesa da banda era que o Napster estava permitindo acesso livre a todo o seu catálogo e não somente aquela canção.

Quero ressaltar algumas coisas que me fazem entender muito mais a história da banda depois de pesquisar e descobrir esses fatos, os caras não tinham respeito uns com os outros no início da banda com Mustaine, Lars e James perseguiam o primeiro baixista Ron pelo simples fato de não gostarem dele. Aí eu te pergunto se você não gosta do cara, porque chamou ele pra sua banda ? E porque fazer essas brincadeiras de mal gosto? Vamos entender isso agora , o mesmo aconteceu com Jason quando entrou pro grupo os outros integrantes ainda não tinham superado a morte de Cliff então sobrava pro baixista as piadinhas, brincadeiras de mal gosto e as perseguições.

Durante as turnês e shows ele era acordado de madrugada no seu quarto de hotel, viravam seu colchão em cima dele e jogavam os móveis pra que ele não conseguisse sair e ainda o xingavam chamando ele pra sair beber, mas isso não é nada sendo que até a equipe técnica passou a atormentar o Newsted e anos depois Hetfield afirmou que isso não era só brincadeira eles faziam isso pois o odiavam. Se eles odiavam o cara porque o escolheram nas audições sendo que tinham outras opções? Isso que não consigo entender, só demonstra o quão babaca eles eram , tanto que essas brincadeiras e essas perseguições pareciam algo pessoal dos caras com Jason . Mas o ápice dessa humilhação foi na gravação do "And Justice For All" que foi produzido por James, Lars e Flemming Rasmmusen o atual produtor, as críticas da má produção foram intensas apesar da posição na Billboard como falei antes ao citar o lançamento do álbum.

Vários problemas foram apontados mas o maior de todos foi a famosa sensação de vazio nas músicas, um certo oco isso se deu por conta da quase ausência total do baixo. Durante as gravações do disco Newsted deu o seu máximo foi sua grande chance de mostrar para o que veio mas, ao que tudo indica o volume do baixo foi gravado quase no mudo justamente para sacanear o baixista. Segundo jornalistas a ausência de baixo no disco se deu por conta da pouca experiência de Jason e por pedido do Lars para a produção, em uma entrevista anos depois ele confirmou que realmente era novo naquilo e que tocava em cima da base de guitarra de James. E deixava de fazer umas linhas criativas como era o caso do Cliff Burton, inclusive esse era um outro motivo que fazia os caras perseguirem ele, e de novo aquela história o cara nunca vai tocar como o Burton porque ele é ele, ele não vai ser como o Burton porque ele é o Newsted. Era nítido que eles não tinham superado a morte de Cliff mas o novo baixista não tinha culpa disso, porém eles não entendiam que isso não mudava em nada, que não traria o antigo membro de volta ou que o novato seria ele .



 

Realmente eu não acho que Jason não tinha tanta experiência tocando baixo pra que fosse feito aquilo no disco, sabemos que Cliff revolucionou o Metallica e o modo de como se toca baixo mas ninguém é igual a ninguém. Em 2000 Newsted co-fundou o Echobrain eles gravaram algumas demos inclusive com a ajuda de Kirk e Dean Martin ( ex guitarrista do Faith No More), mas o fato de ele se dedicar a um projeto paralelo gerou uma tensão e estresse entre os donos do Metallica. Quando estavam se preparando para gravar um novo disco em janeiro de 2001 Newsted anuncia sua saída, muitos motivos foram observados mas de fato sabemos que Hetfield não gostava nem um pouco dele se dividir em dois projetos então o chutou. Com tudo isso que os babacas fizeram á ele o motivo de danos psicológicos e físicos não são descartados, agora não entendo o porque deixaram o cara ficar tanto tempo no grupo e fazendo ele sofrer sei que ele saiu no tempo dele isso não devemos questionar. Mas realmente a carreira dele foi sabotada e o coitado viveu um inferno, em julho de 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido a alcoolismo e outros vícios, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a composição e gravação do próximo álbum. A tarefa de tocar baixo nas sessões de gravação havia sido desempenhada pelo produtor e conhecido da banda Bob Rock. No início de 2003, seguido da gravação do álbum, o Metallica iniciou audições para a escolha de um substituto permanente para Newsted. Robert Trujillo, anteriormente do Suicidal Tendencies e da banda de Ozzy Osbourne, foi escolhido como novo baixista e Kirk voltou a guitarra solo e James a voz e guitarra base. Jason Newsted acabou reunindo-se com a banda de thrash metal Voivod em 2002. Acabou também substituindo Robert Trujillo na banda de Ozzy durante a turnê Ozzfest de 2003.




Robert Trujillo


Em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum de estúdio do Metallica, St. Anger, estreando na primeira posição das paradas musicais da Billboard 200. Intencionalmente seco e pesado, e também desprovido quase que completamente de solos de guitarra, foi seguido de críticas do fãs por novamente seguir a tendência da época. Muitos fãs dizem que se Cliff não tivesse morrido a banda não teria perdido sua essência, afinal eles escorregaram e muito nos mainstream por muitos anos. Antes desse disco claro que tiveram outros mais ,porém eu não vi necessidade em citar todos pois não foram bem aceitos pela crítica e pelos fãs .

Apesar disso, o álbum ganhou o Grammy em 2004, após turnês extensas a banda entrou em hiato dos concertos e passou a maior parte de 2005 com amigos e família.



 

Em 4 de abril de 2009, o Metallica subiu ao palco para tocar um medley de seus principais hits na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, e dois dos baixistas do grupo, Jason Newsted e Robert Trujillo tocaram juntos. O vocalista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich se abraçaram no palco após falar com o público e agradeceram aos fãs que acompanharam os altos e baixos da banda, como a morte do antigo baixista Cliff Burton em 1986.




O Metallica esteve no Rock In Rio nos anos de 2011, 2013 e 2015 sempre sendo Headliner e levando os fãs a loucura. Em 18 de Agosto de 2016, o Metallica anunciou seu novo álbum Harwired ... to Self-Destruct e postou em seu canal oficial no YouTube, o clipe oficial do 1° single do álbum, "Hardwired". No dia 26 de Setembro de 2016 o 2° single foi lançado, junto a um videoclipe em seu canal do YouTube "Moth Into Flame". O álbum foi lançado mundialmente no dia 18 de Novembro de 2016, recebendo diversas criticas positivas. No canal oficial da banda no YouTube estão disponíveis videoclipes para todas a faixas do álbum, sendo a primeira vez que o grupo faz isso, incluindo "Lords of Summer" (faixa disponível apenas no disco 3 da edição "Deluxe"). Hardwired...to Self-Destruct foi o sexto álbum do Metallica a alcançar a primeira posição na Billboard 200, sendo a terceira melhor estreia do ano de 2016. Já passaram pelo Brasil apenas 16 vezes hahaha e uma delas minha mãe estava lá, perguntei pra ela quem era o baixista na época e descobri que era o Jason e questionei se ele tocava mal de verdade e ela disse que não ele era um excelente baixista e não deixou nada a desejar porém ela tinha medo dele pois ele fazia umas caretas bem malvadas no palco hahahaha.



 

Lembrando que eu não sou fã de carteirinha deles então não me cobrem muito hahaha mas eu pesquisei e estudei bastante pra falar, vi muitos vídeos pra chegar até aqui afinal como não sou muito fã tive que conhecer melhor. Eu agradeço ao Hetfield por ter expulsado o Mustaine da banda pois se ele tivesse continuado não existiria o Megadeth e o Metallica não seria o Metallica, devemos nos lembrar sempre da importância que o Cliff teve na banda e na história do Metal e dos baixistas então esse post é em memória dele <3



Só queria dizer que eu comecei esse post tendo o Kirk como meu favorito e meu crush e agora tô terminando ele apaixonada pelo Jason hahahaha. Espero que tenham gostado dessa indicação, escutem muito, vejam shows porque vale a pena demais afinal os caras tocam MUITOOOO e são os melhores. São muito talentosos e uma ótima banda, desculpa qualquer erro mas fiz com toda minha alma metaleira curtam o post, comentem e compartilhem com seus amigos e conhecidos vamos levar cultura para todos...




XOXO




Mel










 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

1 Kommentar

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Mauricio Soares
Mauricio Soares
03. Aug. 2020

Excelente! Adoro o Metallica!!

Gefällt mir
bottom of page