top of page

The fab 5: a segunda invasão britânica

Foto do escritor: BellaBella

 

Ola Pessoal! sou a mais nova co-editora do blog e antes de começarmos vou me apresentar rapidinho para vocês, me chamo Isabella, tenho 20 anos amo ouvir música, principalmente as antigas hehe, fotografar e escrever. Vamos nos ver muito por aqui a partir de agora e espero que curtam a indicação abaixo!

Boa leitura!



 

Como primeira indicação, fui certeira e escolhi sem pensar duas vezes: Duran Duran! Talvez muitos de vocês não caiam de cabeça nos anos 80 como eu mas mesmo assim é com muito amor e carinho que venho aqui apresentar a vocês esses rapazes que fizeram a sua história e sem dúvidas marcaram a festa que foi essa década!

De hits chicletes a baladas mais calmas e com tom romântico, essa é a total essência do Duran Duran mas, antes de entrarmos de vez na discografia rica desses 5 rapazes britânicos, vamos conhecer um pouquinho da história da banda?



Formada em Birmingham no ano de 1978 pelos amigos John Taylor e Nick Rhodes, contava inicialmente com Stephen Duffy e Simon Colley. Em resumo era: John na guitarra, Nick no teclado, Simon no baixo e Stephen nos vocais. Vale ressaltar que eles não tinham um baterista e usavam a bateria eletrônica de Nick para se apresentarem.

No começo de 1979 Stephen deixa a banda e quem assume o posto de vocalista é Andy Wickett, essa nova formação da banda rendeu a composição do hit Girls on Film onde você pode conferir logo abaixo!




Não demorou muito para que Simon deixasse a banda tornando assim John o baixista, função na qual o mesmo assume até os dias de hoje. Foi nessa época também que Andy, John e Nick conhecem Roger Taylor em uma festa e então o Duran Duran ganha o seu primeiro baterista.

Entre indas e vindas, Andy Wickett deixa a banda e dois membros entram: Jeff Thomas no vocal e Alan Thomas na guitarra, mas isso não durou muito pois depois de pouco tempo na banda, ambos saíram.

Em busca de um guitarrista, Nick, John e Roger anunciaram em um jornal que buscavam um guitarrista e foi assim que Andy Taylor se junta a eles.



 

A esse ponto o Duran Duran estava quase completo, mas ainda sim faltava algo: o vocalista. Audições foram feitas e com elas muitas negações mas com a indicação de uma garçonete da Rum Runner (local onde o Duran Duran tocava inicialmente), os 4 rapazes tiveram o seu primeiro contato com Simon Le Bon que vinha da banda Dog Days e então o Duran Duran finalmente ganhava corpo se preparando para deixar uma marca em uma geração toda.




 

Atualmente o Duran Duran tem 14 álbuns de estúdio, 2 ao vivo e 11 compilações e já vou adiantando, tem trabalho novo deles vindo por aí, mas que por conta da pandemia foram brevemente adiados. Por enquanto não sabemos o que esperar do álbum novo, o último trabalho deles Paper Gods, lançado em 2015, nos trás uma pegada mais moderna meio balada o que agrada dos fãs mais antigos aos mais novos. Vem dar uma conferida:





 

DISCOGRAFIA E PROJETOS PARALELOS


Duran Duran - 1981

Prontos para conhecer o trabalho do Duran Duran? então vamos começar do começo com o álbum de estreia deles auto intitulado. Lançado em junho de 1981, o disco de lançamento do Duran Duran atingiu a 3ª posição no Reino Unido ficando por 118 semanas nas paradas britânicas porém não obteve tanto exito assim nos EUA, pois seu lançamento foi basicamente "ignorado" e teve seu relançamento no ano de 1983 ficando em 10º lugar nas paradas americanas.





Rio - 1982

Rio com certeza tem um espaço especial no coração de cada fã da banda. Lançado em maio de 1982 no Reino Unido e em novembro do mesmo ano nos EUA, obteve um exito muito maior do que o primeiro álbum da banda levando um um disco de ouro em 1º de março de 1983 e de platina em Abril de 1983, além do que Rio alcançou a 6ª posição das paradas americanas em março de 1983 ficando assim por 129 semanas. No Reino Unido atingiu o primeiro lugar na primeira semana de lançamento, um grande sucesso que sem dúvidas marcou o Duran Duran.

A capa do álbum conta com uma das obras do artista Patrick Nagel e o nome foi uma ideia do baixista da banda, John Taylor que na época se encontrava fascinado com a ideia do Brasil e como o mesmo afirma "Rio, para mim, era taquigrafia para o verdadeiro estrangeiro, o exótico, uma cornucópia de terras deliciosas, uma festa que nunca pararia. "


uma curiosidade interessante sobre Rio é que os clipes de Hungry Like The Wolf, Save a Prayer, Rio, Night Boat e Lonely In Your Nightmare foram gravados no Sri Lanka onde no qual Andy adquiriu um vírus tropical e foi hospitalizado ao voltar para a Inglaterra, o que atrasou a turnê pela Europa.

Rio com certeza tem um certo valor para mim, foi o álbum que me serviu como porta de entrada para conhecer estes rapazes e sem dúvidas marcou eles deixando este como o selo deles.


Seven And The Ragged Tiger - 1983

Esse com certeza entra como sendo o meu favorito, em minha opinião, Seven And The Ragged Tiger é a cara dos anos 80! lançado em novembro de 1983, este é o último trabalho da banda com a sua formação original e o único álbum hit número 1 no Reino Unido.

Simon afirma que o álbum "é uma história de aventura sobre uma pequena equipe de comandos." The Seven" é para nós - os cinco membros da banda e os dois chefes - e 'the Ragged Tiger' é o sucesso. Sete pessoas correm após o sucesso. É ambição. É disso que se trata. "

Várias coisas aconteceram durante a gravação do 3º trabalho da banda, em uma das sessões de gravação em Montserrat, Nick entrou em colapso e teve de ser levado as pressas para o hospital. Ficou sabendo-se depois que Nick teve um episódio de taquicardia paroxística.


Em julho de 1983 o Duran Duran se apresentou em um show de caridade onde o Príncipe Charles e a Princesa Diana (que no mesmo ano anunciou que o Duran era sua banda favorita), estavam no Villa Villa Aston Villa Park onde mais tarde foi anunciado que o exercito republicano irlandês tinha planejado implantar uma bomba no local para ferir o casal da realiza britânica mas por sorte nada aconteceu, o desastre seria grande e com certeza seria um choque a todos.

O Seven rendeu ao Duran Duran um sucesso imenso no qual rendeu no ano seguinte uma turnê patrocinada pela coca-cola pelos EUA onde foi filmado um documentário, Sing Blue Silver e um álbum ao vivo o Arena no qual contém somente uma faixa gravada em estúdio, Wild Boys




PROJETOS PARALELOS


Logo após a turnê pelos EUA, foi anunciado o "dissolvimento" da banda o que dividiu seus membros com seus projetos paralelos ao Duran Duran. Nick Rhodes, Simon Le Bon e Roger Taylor deram vida ao Arcadia e lançaram somente um álbum de estúdio intitulado So Red The Rose e três singles, o mais bem sucedido foi o de Election Day que alcançou o top 10 nos EUA e no Reino Unido.




Enquanto Nick, Simon e Roger estavam ocupados trabalhando no Arcadia, John e Andy Taylor se reuniram com Robert Palmer e Tony Thompson baterista do CHIC e fundaram o Power Station o que fugia totalmente da ideia new wave e synthpop do Duran Duran.

A banda, assim como o Arcadia, gravou somente um álbum intitulado como Some Like It Hot onde contém um cover de Get It On da banda T. Rex.


Foi no ano de 1985 que a banda se reuniu para gravar o single A View To A Kill que foi o tema do filme 007- Na Mira Dos Assassinos e depois disso o Duran Duran oficialmente volta, mas com somente 3 de seus membros.




Notorious - 1986

Originalmente lançado em novembro de 1986, o quarto trabalho da banda se apresenta como sendo um divisor de águas pois apresentava um Duran Duran diferente daqueles que todos estavam acostumados a ouvirem. Aquele era um adeus a imagem de ídolos adolescentes e porta de entrada para um estilo novo no qual John, Nick e Simon buscavam.

Produzido por Nile Rodgers da banda CHIC, o Notorious vem com influências grandes de funk e alcançou a 16ª posição nas paradas britânicas e a 12ª nas paradas americanas. As canções de maior destaque do álbum são Notorious, Skin Trade e Meet el Presidente.

Aqui no Brasil a faixa de maior sucesso foi A Matter Of Feeling que foi tema da Novela Mandala exibida pela Globo em 1987.



A Turnê do Duran Duran, Strange Behaviour começou em março de 1987 e com ela veio o documentário Three To Get Ready onde mostra muito bem as tensões com Andy na época.

Em Janeiro de 1988 o Duran Duran se apresenta pela primeira vez no Brasil fazendo shows em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Big Thing - 1988

O Big Thing é sem dúvidas um álbum cheio de contrastes onde é visto por vários como sendo um álbum bem "house". Lançado em Outubro de 1988, foi o começo de decadência do Duran Duran. Nessa época, além dos problemas com droga da parte de John, todos se encontravam e uma encruzilhada. Não foi um álbum que estourou como o Rio, afinal vemos aqui um amadurecimento enorme da parte dos três membros.



Na época de lançamento do Big Thing, o Duran Duran enfrentou um problema que envolvia uma denuncia de plágio por conta da música Do You Believe In Shame? que se parecia muito com o sucesso Suzie Q de Dale Hawkins, mas logo foi acobertado o caso pois não havia plágio nenhum.

O álbum ainda conta com dedicações pessoais que vão para Yasmin Le Bon, Julie Anne Rhodes e Renée Simonsen, esposas e namorada dos membros e também conta com dedicações para Alex Sadkin, morto em um acidente de carro no final de 1987, Andy Warhol falecido no começo de 1987 e David Miles, amigo de infância de Simon e aquele no qual Do You Believe In Shame foi escrita.


Liberty - 1990

E os anos 90 começaram e com eles uma nova fase ao Duran Duran que foi cheia de altos e baixos. Lançado em agosto de 1990, o Liberty alcançou a 8ª posição nas paradas inglesas e rendeu a eles dois Singles de sucesso, Violence Of Summer e Serious. A gravação do álbum contou com a participação do baterista Sterling Campbell e do guitarrista Warren Cuccurullo (antigo guitarrista da banda Missing Persons), um ponto a se observar da gravação do Liberty é que John afirma não se lembrar muito das sessões por estar sob os efeitos de droga. Em uma breve analise sobre o álbum , Simon afirma '"Violence of Summer” foi o primeiro single, e não soa como uma música do Duran Duran. Tá na cara. Lembro-me de ter lido em uma coluna de jornal sobre música que Phil Collins disse que não soava como uma música do Duran Duran, então, uma vez eu o questionei sobre isso. Ele simplesmente me disse que não soava como nós. Havia algo um pouco rústico na música que eu gostei bastante. "



Deixo aqui a minha faixa favorita do álbum, sem duvidas Violence Of Summer da uma cara completamente diferente ao Duran Duran, e é esse o mais impactante da banda: eles sempre inovam e não batem sempre na mesma tecla.

Outro ponto interessante é, Liberty foi o primeiro álbum da banda que não teve uma turnê, pois como o próprio Simon afirma, assim que lançado, todos voltaram ao estúdio para gravar o The Wedding Album.


The Wedding Album - 1993

Mundialmente conhecido por esse nome, o Wedding Album foi aquele responsável por colocar o Duran Duran nas paradas novamente mas não como a febre do inicio dos anos 80, pois depois da queda do sucesso comercial da banda, eles retornaram ao top five do Reino Unido e ao top ten dos EUA. Lançado em fevereiro de 1993, o Wedding Album levou um disco de ouro no Reino Unido e um disco de ouro nos EUA.

A capa do álbum é uma obra de Nick Egan onde apresenta fotografias de casamento dos pais dos 4 membros da banda na época.


O álbum conta com um cover de Femme Fatale (que é simplesmente perfeito) do Velvet Underground e fez muitos sucessos com os Singles Ordinary World e Come Undone, afinal, quem nunca ouviu esses hinos na rádio que atire a primeira pedra.


Thank You - 1995

Quando falamos do Thank You não falamos de um álbum comum do Duran Duran, pois este se trata de um álbum produzido somente com covers de artistas dos anos 60 e 70 dentre eles estando Bob Dylan, Lou Reed, Elvis Costello, The Doors, Led Zeppelin e etc. Lançado em Abril de 1995, este foi o último álbum que contou com a presença de John, antes do mesmo deixar a banda por conta dos problemas com drogas e se engajar na carreira solo e na carreira de ator.



Infelizmente o Thank You não foi tão bem recebido, ficando em 28º lugar nas paradas britânicas e se mostrando um fracasso na Bilboard hot 100 atingindo o 101º lugar. Mais tarde Lou Reed afirmou que o Duran Duran apresentou o melhor cover de Perfect Day.


Medazzaland - 1997

Medazzaland retrata a queda do Duran Duran no quesito de popularidade e marca o fim dos anos 90 para a banda. Lançado em Outubro de 1997, o álbum conta com 12 faixas e nunca foi lançado fisicamente no Reino Unido, somente na América do Norte, Japão, Itália e América do Sul. Em Janeiro do mesmo ano, John deixa a banda e o Duran Duran é apenas Nick, Simon e Warren.



O Medazzaland atingiu o 58º lugar na Bilboard hot 100, obtendo um resultado melhor do que o Thank You lançado dois anos antes.


Pop Trash - 2000

Com John fora da banda e a virada do milênio batendo a porta, não foi fácil para o Duran Duran se reinventar. Lançado em junho de 2000, a mídia havia basicamente se esquecido deles, os havia posto de lado e para piorar, Simon estava enfrentando um bloqueio mental imenso o que tornou Nick e Warren os principais responsáveis pelas composições do álbum.

Infelizmente o Pop Trash foi muito mal promovido, pois o álbum não vendeu tão bem, mas por outro lado a turnê de apoio foi bem sucedida.



Nick afirmou mais tarde em uma entrevista que ""As coisas pareciam muito diferentes sem John, embora ele partisse durante a Medazzaland, ele tinha feito parte das sessões iniciais de gravação e tocado em várias faixas do álbum. Nosso processo de escrita se tornou muito diferente para o Pop Trash, também Simon estava tendo dificuldades com algumas das letras neste momento, então eu acabei escrevendo mais deles do que eu teria antecipado.Tínhamos uma nova gravadora, a Hollywood Records, que provou ser, na melhor das hipóteses, exasperante.Como nós não usamos um produtor, isso resultou em Simon, Warren e eu ter que focar todas as nossas idéias, embora não tendo uma visão clara do que estávamos tentando alcançar com o álbum. fundo, nós realmente achamos que o recorde acabou bem e fechou essa época ".


Astronaut - 2004

Todos a bordo novamente! O Duran Duran estava de volta com a sua formação original e em outubro de 2004, Astronaut foi lançado.

Particularmente não achei muitos detalhes sobre a gravação do Astronaut, só que foi o primeiro álbum desde o Seven And The Ragged Tiger onde Andy estava de volta antes de sair novamente da banda em 2006 nas gravações do Red Carpet Massacre. O álbum em si é composto por 12 faixas incluindo uma extra na versão japonesa que se chama "Virus"




Red Carpet Massacre - 2007

Lançado em novembro de 2007, o Red Carpet (carinhosamente chamado), teve algumas de suas faixas finalizadas no ano anterior e levou o 44º lugar nas paradas britânicas e alcançou o 36º lugar nas paradas americanas.

Em sua primeira semana, o álbum vendeu 29.000 cópias e em 2011 chegou a vender 102.000 mil cópias, além do que conta com a participação de Justin Timberlake e Timbaland na produção das faixas.




All You Need Is Now - 2011

O álbum teve duas datas de lançamento, a primeira em dezembro de 2010 em forma digital e em março de 2011 em formato físico, com ele teve o lançamento do dvd da turnê A Diamond In The Mind. O All You Need Is Now foi super bem recebido pela critica sendo chamado de "o melhor álbum do Duran Duran desde o Rio" em 1982.

Este foi o primeiro álbum da banda a não ser lançado por uma grande gravadora, ou seja, eles produziram o álbum de forma indie, através do próprio selo e em parceria com a gravadora de Mark Ronson, quem produziu o álbum.



Foi com esse álbum que o Duran Duran se tornou o número 1 em 15 países! Nos EUA e na Austrália, eles tiveram um excelente desempenho ficando em 2º lugar nos charts, já aqui no Brasil alcançou o 20º lugar nos mais vendidos da Saraiva! Vale lembrar que a turnê do All You Need Is Now passou pelo Brasil também em 2012!


Paper Gods - 2015

Como eu já disse ali em cima, este é o último trabalho do Duran Duran lançado em setembro de 2015. Novamente temos o apoio do mestre Nile Rodgers para a produção do Paper Gods incluindo também Mr. Hudson e Joshua Blair que também trabalhou com eles na gravação do All You Need Is Now.

Foi em Outubro de 2015 que o álbum atingiu a 10ª posição na Bilboard e desde o Wedding Album. No Reino Unido atingiu o 5º lugar e na Itália o 2º.



Em março de 2017 o Duran Duran fez a sua visita ao Brasil apresentando a sua turnê, se apresentando em São Paulo do Lollapalooza e em Belo Horizonte!

Infelizmente não fui aos shows, mas e você? foi? conta pra gente aqui em baixo!



 

Eaí? curtiu a indicação? ficou curioso (a) em conhecer mais sobre o Duran Duran? Em 2008 Andy lançou a sua biografia intitulada "Wild Boy: My Life In Duran Duran" onde ele conta, além de sua infância e adolescência, como foi fazer parte do Duran Duran e de onde surgiram suas influências musicais. Infelizmente não há uma impressão traduzida para o português mas tudo bem, porque em 2012 John lançou a sua biografia intitulada "No Ritmo Do Prazer: Amor, Morte e Duran Duran" na qual ele conta com detalhes sobre a sua vida e de onde surgiu a ideia de se dedicar por inteiro a música.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado da recomendação da semana, prometo que nos veremos em breve com mais uma! Um beijo grande a todos e ótima semana!






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page