top of page

A nova voz do Country

Foto do escritor: Jenny SouzaJenny Souza

Atualizado: 22 de jul. de 2019

Olá pessoal,tudo bem? A indicação musical de hoje não é costumeira. Posso dizer que estou tendo a honra de escrever aqui, a pedidos da Mel, e aproveito para agradecer a oportunidade e dizer que talvez ,essa não seja a melhor recomendação, mas tentarei passar o recado da melhor maneira possível!


 

Hoje, eu irei falar um pouco sobre um cantor que apareceu pra mim nos recomendados do YouTube. Eu raramente confio nesses recomendados, e no dia eu estava ouvindo uma música totalmente diferente do gênero em questão. Confesso que a barba grande e os cabelos longos me chamaram muita atenção, resolvi dar uma chance para aquele vídeo, e meus amigos...Não me arrependo nem por um segundo dessa decisão!

Agora chega de mistérios. Senhoras e senhores,eu estou falando dele, a nova voz do country: Chris Stapleton (ou se preferir, Christopher Alvin Stapleton).



O cantor faz parte de uma coleção de artistas que pertencem à rotulação do country, mas ele carrega algo diferente do habitual. Sua temática, composições e arranjos (apesar de quase sempre contarem histórias de um beberrão solitário e apaixonado), mostra um artista mais voltado à raiz do que aos gêneros dançantes atuais. Ele nasceu em Lexington, que fica em Kentucky nos EUA, em 15 de abril de 1978,é casado com Morgane Stapleton, com quem tem 5 filhos.

Seu álbum de estreia, Traveller, foi lançado em 5 de maio de 2015 e conseguiu alcançar a primeira posição na Billboard, vendendo 177 mil cópias na semana de estreia! Foi nomeado em quatro categorias do Grammy Awards, para completar seu prestígio. Porém,antes desse sucesso todo, ele se estabeleceu como um compositor de sucesso,ao lado de Vince Gil, Kenny Chesny e outros. Ele até chegou a ser o frontman do The Steel Drivers.



A primeira música do álbum (que leva o nome do mesmo), fala sobre um viajante (temática comum de Chris):


"Ritmo do meu coração é um som solitário

Assim como o giro de borracha no chão

Sempre perdido e em nenhum limite

Eu sou apenas um viajante nesta terra

Certo como meu coração está por trás do bolso da minha camisa"


Morgana Stapleton, nascida em Tennesse e casada com Chris, é cantora e compositora, e também realiza um trabalho de background, harmonia e dueto vocal com o marido, e foi imprescindível na formação do primeiro álbum de Chris, que já fez dueto até com Justin Timberlake, mas seu dueto eterno sempre será Morgane.

Desde que estão juntos, costumam fazer todas as coisas juntos ,inclusive música.Em seu primeiro álbum, ele inseriu uma das músicas favoritas de sua esposa: "Daddy doesn't pray Anymore", Morgan diz que essa é a música country mais emocionante e triste que ela já ouviu, e por isso gosta tanto dela. Chegamos a conclusão de que é impossível falar de Chris sem citar sua amada (e talentosa) Morgane!



Uma das canções que Morgane participa e eu sou apaixonada é "You are my Sunshine". Aqui, Morgane tem uma participação fantástica, e fica visível todo seu talento e graciosidade. Sua voz tem uma harmonia incrível com a de Chris, o que deixa a música apaixonante e faz dela um clássico do country (e ótima para ser usada como declaração de amor).

'"Você é meu raio de sol

Minha única luz do sol

Você me faz feliz

Quando o céu está cinza

Você nunca saberá amor,o quanto eu te amo"



Escolher apenas uma música favorita é difícil, aliás,escolher um músico para falar sobre é realmente difícil, principalmente quando se trata de country e/ou southern rock, gêneros pelos quais eu sou completamente apaixonada, mas Chris tem um espaço especial no meu coração.Uma das músicas que eu sei de cor e salteado é "Scarecrow in the Garden", do álbum From a Room: Volume 2, que foi lançado no ano de 2017. Basicamente a música fala sobre um imigrante que veio apostar sua fortuna na Virgínia, e a música decorre ao passo da vida desse homem.


"Há um espantalho no jardim

Isso parece lúcifer

E eu tenho lido Apocalipse

Com meus pés descalços no rio"



Acho que é válido citar aqui (penso que saber disso ajuda a entender as canções) é que a música country tem suas raízes num mundo rural norte-americano isolado no inicio do século XX, posteriormente, alguns produtores musicais experientes encontraram as supostas músicas que encarnavam a alma do país. As baladas, cantos folclóricos (com guitarra e banjo) e palavras melancólicas seduziram os estadunidenses, sobretudo após a Grande Depressão. Se os negros oprimidos têm o blues, as comunidades rurais das planícies ou montanhas têm a música country, muita vezes chamada de hillbilly blues (o blues dos caipiras), que expressa o ideal pastoral dos pioneiros e a visão mítica de um sul branco. Se partimos dessa visão, podemos entender o avanço do country hoje como uma tentativa de reerguer "valores passados", mas isso é tema para outro texto.


Para finalizar, eu deixo aqui a mais nova música interpretada por Chris Stapleton (e escrita por Randy Newman): The ballad of the Lonesome Cowboy,que está presente em uma das animações mais queridas por todos: Toy Story 4! E mais uma vez, o cantor mostra todo seu talento!


Espero que vocês tenham gostado dessa recomendação. Ela é ótima e agregante para quem já tem uma bagagem com country e/ou southern rock, e para quem não tem, é uma ótima porta de entrada!Costumo dizer que o trabalho de Chris é sedento: depois de ouvir uma música, você sempre vai ansiar por mais! Ah, deixo aqui minha dica final: escutem as músicas no fim da tarde, ou quem sabe, dancem ao som de Tennesse Whisky ou chorar um pouco ouvindo Fire Away. Até a próxima!


Com carinho,Yssandriah.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page