Oi galera, tudo bem? Eu gostei tanto desse negócio que resolvi voltar com mais uma indicação musical! Como de costume, gostaria de agradecer a oportunidade e espero que vocês gostem da super recomendação de hoje!
Eu vou falar um pouco sobre um grupo que faz parte da corte real do pop. Não é um grupo tão atual, eles já fazem sucesso e ganham corações há um bom tempo.Quando falamos de pop, é quase inevitável colocar Madonna como rainha e Michael Jackson como rei, sem esquecer de vários príncipes e princesas. Eu diria que os barões e baronesas do pop são desse grupo, repleto de músicas consagradas. Se você pensou neles,pensou certo. Estou falando do grupo ABBA!

O grupo sueco de música pop leva esse nome em homenagem aos quatro integrantes do grupo, que são Agnetha,Bjorn,Benny e Anni-Frid. O quarteto se formou em 1972 na cidade de Estocolmo, mas a fama internacional veio após ganharem a edição de 1974 do Festival Eurovisão da Canção. A partir daí, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos contagiantes, com letras e sons únicos,que são caracterizados pela harmonia das vozes femininas e da técnica Wall of Sound, criada pelo produtor musical Phill Spector. O grupo pop europeu foi o primeiro a fazer sucesso em países fora da Europa, como por exemplo Austrália,Canadá e África do Sul.
Os integrantes eram casados entre si: Bjorn e Agnetha se casaram primeiro,sendo seguidos por Anni-Frid e Benny. Mas infelizmente, no auge de sua popularidade os dois casamentos se dissolveram e isso refletiu na música que eles produziam, trazendo temáticas mais profundas com um estilo musical diferente. Veio então o declínio comercial que acabou levando ao fim do grupo e em 1982 ocorria a última aparição do quarteto, mas em 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o retorno deles ao topo das paradas. Em abril de 2018, o grupo anunciou o retorno oficial com novas canções pela primeira vez em 35 anos, confirmando desse modo o fato de ser considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, cuja vendas de álbuns são estimadas em 500 milhões em todo mundo. Suas canções foram interpretadas por inúmeros artistas, além de ser a base do musical Mamma Mia!

Contando rapidamente um pouco sobre cada integrante do grupo,começarei por Agnetha Faltskog, que nasceu em Jonkoping, no dia 5 de abril de 1950. Em sua primeira apresentação ela tinha 6 anos,e nunca esqueceu daquele dia, pois suas calças caíram no meio da música e o público explodiu em gargalhadas. Ela tocava acordeão desde a tenra idade com pai e avô, e ganhou seu primeiro piano com 10 anos, passando a compor suas músicas um tempo depois.A canção que a levou definitivamente o mundo da música foi "I was so in love", uma canção sobre um amor perdido. Gerhard, o produtor musical, se impressionou com essa composição e a chance para ir a Estocolmo para uma gravação.Agnetha deu adeus para sua mãe e junto ao pai que deixou o trabalho e passou a se dedicar em tempo integral à carreira dela, seguiu viagem. "I was so in love" entrou em primeiro lugar nas paradas.
Agnetha é uma garota romântica,que toca piano à luz de velas.É impressionante como uma garota do campo se adaptou tão rápido na grande cidade de Estolcomo. Por um tempo, ela esteve apaixonada por um compositor alemão, eles chegaram a compôr juntos mas as coisas nunca funcionavam entre os dois. Até que um dia, a cantora chegou à primeira página dos jornais quando compôs "Gypsy friend" porque as pessoas pensaram que ela estava falando mal de ciganos, mas felizmente ela conseguiu explicar a canção.
Bjorn Ulvaeus nasceu no fim da segunda Guerra Mundial, em 25 de abril de 1945. Quando ele tinha 11 anos, a família se mudou para a cidade de Vatervik. Ele aprendeu tocar violão e era louco por música skiffle (um tipo de folk com influências do jazz, country e blues) que era popular na época. Aos 17 anos ele se reuniu com alguns amigos e iniciou uma banda de jazz americano. Sua mãe inscreveu a banda num show de talentos suecos e o produtor Bengt Bernhog (o maior caçador de talentos da Suécia) os encontrou e levou para gravar em Estocolmo. O grupo foi ficando popular e o público gostava deles. Bjorn então abandonou a escola e saiu em turnê pelo país. Ele via aquilo como algo maravilhoso, mas os outros integrantes não queriam continuar na carreira musical.
O cantor ficou um tempo com o grupo e depois saiu em carreira solo,juntamente com Bengt, ele queria ser mundialmente famoso,e conseguiu.

Anni-Frid é fruto de uma paixão entre uma norueguesa e um oficial alemão, que não teve um bom final: seu pai Alfred voltou para Alemanha e prometeu se casar com Synni, mãe de Anni. Mas a promessa jamais foi cumprida.
Ela nasceu em 15 de novembro de 1945 na Noruega, e perdeu sua mãe quando tinha 2 anos de idade: ela morrera de tristeza aos 21. A avó de Anni decidiu se mudar para Suécia, na ilha de Torshalla. Ela chama sua avó de "mamãe", e se sente mais sueca do que norueguesa.
A cantora tinha apenas 10 anos quando se apresentou pela primeira vez. Ela amou aquilo e começou fazer aulas de dança e canto. Alguns anos depois, ela tinha sua própria orquestra e se apaixonou pelo baixista Ragnar. Anni-Frid tinha apenas 16 anos quando seu filho Hans nasceu, seguido por Lise-Lotte dois anos depois. Tudo corria bem, o casal continuava fazendo excursões e deixavam as crianças com "mamãe".
Com 18 anos ela participou de um concurso de talentos e venceu entrando em uma competição em Estocolmo chamada "New Faces". As coisas começaram a mudar: contratos eram assinados um após o outro e ela teve que percorrer o pais inteiro, tornando real então a separação de Ragnar. Ela decidiu deixar as crianças com ele e se mudou para Estocolmo, para alavancar na carreira.
Ela se sentia muito só na nova cidade,mas sabia que Ragnar cuidaria bem das crianças e que estava seguindo seu coração. Investiu então com entusiasmo em sua profissão e chegou até realizar turnês pelo Japão e Venezuela.

Benny queria estudar e trabalhar duro o quanto pudesse, mas apenas um assunto lhe interessava: música.
Ele nasceu nos arredores de Estocolmo, em 16 de dezembro de 1946. Terminou a escola e não fez nada por dois anos seguidos ele simplesmente não sabia se decidir! Então,ele resolveu se juntar a um grupo para tocar piano, até que o vocalista do famoso Hep Stars (um tipo de Beatles sueco) viu Benny e o convidou para tocar órgão. Ele apreciava a vida de viagens e mantinha um bom espírito até em momentos de exaustão.
Hep Stars era um grupo famoso na Suécia, então não importava onde Benny estivesse fãs estariam com ele. Mas, o grupo foi caindo na falência quando montaram sua própria empresa. Sabiam fazer música mas eram péssimos administradores.
Algo marcante na vida jovial do cantor foi o rompimento de seu noivado com Christina, com quem ele teve dois filhos: Peter e Helena. O relacionamento dos dois era mantido em segredo pois os fãs da Hep Star não podiam saber que ele era casado. Benny terminou o noivado por telefonema, e a mulher ficou extremamente furiosa com ele, então ela compartilhou toda sua vida conjugal com uma revista sueca.

O grupo começou a se formar com Benny e Bjorn. Os dois se conheceram em junho de 1966, quando Benny ainda fazia parte do Hep Stars. A harmonia dos dois foi tanta que no fim daquele ano eles estabeleceram uma parceria regular como compositores, com o primeiro deixando o Hep Stars logo após. A outra metade do grupo apareceu em 1969 com o casamento de Agnetha e Bjorn em 1971 e em 1978, Anni e Benny se casaram.
No inicio, o encontro não foi fundamentalmente musica. Eles colaboravam uns com os outros no instrumental de algumas canções,produções e vocais de base de trabalhos solo e em dupla, até que a musicalidade dos quatro trouxe a ideia de participarem do Festfolk de 1970, o que não deu muito certo mas colocou-os no caminho. Em 1972, com o single "People need Love" eles ficaram conhecidos como Bjorn & Benny, Agnetha & Anni-Frid.
A canção "Ring Ring" ficou em terceiro lugar do concurso Eurovision de 1973, e "Waterloo" no ano seguinte os levou a final do mesmo concurso na Inglaterra. A partir daí a junção dos nomes apareceu pelo acrônimo ABBA, e "Waterloo" não só impressionou o júri o internacional, como ficou no topo das paradas europeias e entrou no TOP 10 dos Estados Unidos.
Depois do pequeno resumo, vamos as músicas!
Uma das minha favoritas é "Gimme! Gimme! Gimme!", ela faz parte do primeiro álbum "The ABBA Generation". A canção surgiu no inverno de 1999 e no mesmo ano o grupo ganhou o Certificado de Ouro. Essa música me chama muito atenção pelo ritmo dançante (o som do piano/teclado é sensacional!) e pela letra soar como um desabafo de alguém que está solitária e precisa de um amor para afugenta-lá das sombras. O refrão cola como chiclete e é impossível não cantar junto!
"There's not a soul out there
No one to hear my prayer
Gimme gimme gimme a man after midnight
Won't somebody help me chase the shadows away"
A próxima música se chama "The name of the game". Ela é de 1977 e foi lançada no quinto álbum do grupo "ABBA: The Album" e se tornou o número um no Reino Unido. A harmonia das duas integrantes é sensacional (por mais que eu tenha uma certa paixão por uma delas em especial) nessa música,o som é apaixonante assim como a letra. Se você estiver se apaixonando, mande essa música para pessoa...Vai ser sucesso!
"What's the name of game
(Your smile and the sound of your voice)
Does if mean anything to you
(Got a feeling you give me no choice)
But it means a lot,what's the name of the game"
Se falamos de ABBA, é imprescindível que "Dancing Queen" esteja na conversa. Se você não é fã do grupo, deve ter conhecido essa música em algum lugar. Ela é definitivamente, um hit consagrado. Ela é considerada um dos hits de 1970 e foi um dos singles mais vendidos do quarteto. A canção está inclusa em vários álbuns e um fato curioso: ela estreou durante as celebrações o casamento do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia e Silvia Sommerlath.
"You can dance
You can jive
Having the time of your life
See that girl
Watch that scene
Digging the Dancing queen"
A penúltima música é o segundo single mais conhecido do grupo. "The winner takes it all" é uma das músicas mais tristes que eu já ouvi, e me faz ver Agnetha como minha integrante favorita do quarteto. A canção foi escrita sobre a separação dela e Bjorn, que revelou ter escrito a letra em uma hora juntamente com uma garrafa de uísque. Se você estiver na fossa, já sabe o que escutar.
A música foi o carro chefe do álbum "Super Trouper", e seu clipe foi lançado em 1980.
"But tell me,does she kiss
Like I used to kiss you?
Does it feel the same
When she calls your name? Somewhere deep inside
You must know I miss you
But what can I say?
Rules must be obeyed..."
Para finalizar,temos o hit dançante! Chega de melancolia!
"Does you mother know", faz parte do álbum "Voulez-Vouz" e é o único grande single do grupo com Bjorn nos vocais principais. Eu acho o ritmo dessa música ótimo e a letra um tanto engraçada.
"Will I can dance with you honey
If you there it's funny
Does your mother know that you're out?
And I can chat with you baby
Flirt a little maybe
Does you mother know that you're out?"
Espero que vocês tenham gostado da recomendação de hoje. Esse grupo é incrível, vem fazendo sucesso há décadas e eu anseio que continue assim. Pra mim foi muito difícil escolher apenas algumas músicas, mas se eu fosse colocar as minhas favoritas aqui, eu não iria terminar isso nunca! ABBA é maravilhoso. Tem música para sofrer,para chorar,para dançar...Enfim,de tudo um pouco.
Queria falar também a volta do grupo: não foi bem uma volta, eles apenas se reuniram e gravaram duas músicas juntos. Alguns fãs pensaram que iria rolar alguma turnê, mas foi apenas devaneio (infelizmente).
Até a próxima!
Com carinho,Yssandriah.
Comments